A função básica da fonte de alimentação é transformar a corrente alternada da rede elétrica em corrente contínua, filtrar e estabilizar a corrente e gerar as tensões de 3.3V, 5V e 12V fornecidas aos demais componentes. Nas fontes chaveadas usadas atualmente, o é feito basicamente 4 etapas.
Na foto a seguir, você notar a presença de dois dissipadores de alumínio, três pequenos transformadores e dois grandes capacitores, posicionados no canto superior direito da fonte:
O dissipador da direita está ligado a um grupo de transístores que tem como função aumentar a freqüência da corrente, gerando corrente de alta freqüência que é passada aos componentes seguintes. A idéia é reduzir o intervalo entre os ciclos, o que reduz o trabalha necessário para transformá-la em corrente contínua mais adiante. Estes transístores inevitavelmente transformam uma boa parte da energia em calor, justamente por isso são presos ao dissipador metálico.
A corrente de alta freqüência passa então pelos transformadores, que reduzem a tensão e em seguida por um grupo de diodos (presos ao dissipador da esquerda) e um grupo de capacitores, que têm a função de transformar a corrente em corrente contínua e estabilizá-la, protegendo, em certo grau, os componentes do micro de variações de tensão, surtos e outras anomalias na rede elétrica.
Sem comentários:
Enviar um comentário