sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Formato das Instruções

No formato da instrução, os campos 'end-i-Op' com i=1 ou i=2 especificam a localização do operando, isto é, os dados sobre o qual cada instrução opera. Naturalmente estes campos dependem do tipo de instrução:

  1. algumas instruções nem sequer precisam de operandos; por exemplo, a instrução HALT que pára o ciclo de acções do CPU;
  2. algumas instruções assumem que os seus operandos fazem parte da própria representação binária da instrução! Isto significa que, ao escrever o programa, o programador decide incorporar, na própria instrução, um valor binário que representa um operando; por exemplo, uma instrução para 'carregar, num dado registador do CPU, o valor binário 101' teria um campo para o código, um campo para espcificar o número do registador do CPU e o outro campo para codificar o número 101;
  3. algumas instruções assumem que os seus operandos ou o seu resultado devem ser obtidos ou colocados em registadores do CPU; o exemplo dado no ponto anterior (2) ilustra este caso, relativamente ao campo que indica o registador do CPU a carregar com o valor 101;
  4. algumas instruções assumem que os seus operandos, bem como seus resultados, devem ser localizados em memória central; assim, os campos 'end-i-Op' e 'end-Res' devem corresponder aos endereços das células de memória onde esses valores devem ser obtidos ou colocados, durante a execução da instrução

Definição de CISC e RISC

CISC 

Isto é, Computador com um Conjunto Complexo de Instruções é uma linha de arquitetura de processadores capaz de executar centenas de instruções complexas diferentes sendo, assim, extremamente versátil. Exemplos de processadores CISC são os 386 e os 486 da Intel.
Os processadores baseados na computação de conjunto de instruções complexas contêm uma microprogramação, ou seja, um conjunto de códigos de instruções que são gravados no processador, permitindo-lhe receber as instruções dos programas e executá-las, utilizando as instruções contidas na sua microprogramação. Seria como quebrar estas instruções, já em baixo nível, em diversas instruções mais próximas do hardware. Como característica marcante esta arquitetura contém um conjunto grande de instruções, a maioria deles em um elevado grau de complexidade.

RISC

Isto é, Computador com um Conjunto Reduzido de Instruções, é uma linha de arquitetura de processadores que favorece um conjunto simples e pequeno de instruções que levam aproximadamente a mesma quantidade de tempo para serem executadas. A maioria dos microprocessadores modernos são RISCs, por exemplo DEC Alpha, SPARC, MIPS, e PowerPC. O tipo de microprocessador mais largamente usado em desktops, o x86, é mais CISC do que RISC, embora chips mais novos traduzam instruções x86 baseadas em arquitetura CISC em formas baseadas em arquitetura RISC mais simples, utilizando prioridade de execução.

Definição de Instruções de Máquina

As instruções da máquina hardware são reconhecidas, isto é, descodificadas pela unidade de controlo interna ao CPU. Esta unidade de controlo funciona como um interpretador da linguagem máquina do computador, suportado por hardware. A cada instrução máquina corresponde um código, representado por uma certa sequência de bits e a unidade de controlo é capaz de reconhecer esta sequência para cada instrução válida e, tendo feito isso, é capaz de desencadear uma sequência de sinais de controlo, os quais, actuando sobre os componentes da micro-arquitectura desencadeia as acções correspondentes à instrução descodificada.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Processadores da Intel


Este e o processador mais potente da actualidade para laptops,  saber mais sobre os outros existentes no mercado consulte o site da intel.


Este e o processador mais potente da actualidade para Desktops,  saber mais sobre os outros existentes no mercado consulte o site da intel.

Este e o processador mais potente da actualidade para servidores, existem ainda:

História dos Processadores